quinta-feira, março 25, 2010


Blogs de Ajuda:

2
Hoje fugirei um pouco do tema deste blog, para dar os devidos créditos a quem realmente merece; me refiro à toda parte de formatação desse espaço.

Para quem já  montou um blog do zero, como é o meu caso, sabe quão difícil é você entender e se adaptar ao mundo da blogsphera; eu nem sabia o que era HTML e a visão que tinha sobre o que é um blog e para que serve, era estremamente restrita, por isso fui à luta e comecei a procurar.

O primeiro que achei foi o Marcos Lemos e o seu [Ferramentas Blog]; aprendi o básico do básico, por assim dizer, pois lá você encontra todo o tipo de informação que possa imaginar relacionada aos blogs em geral, com todos os prós e contras e o respaldo da visão apurada que o só Marcos tem.

Depois que já sabia do que se tratava o assunto, achei a Ariane com o seu maravilhoso e simpático TNB; onde pude entender melhor sobre templates, como organizar, como configurar e baixar o atual modelo de template que estou usando nesse blog. Ela tem um estilo próprio de ensinar, é direta, objetiva e não faz rodeios (adoro isso); é do tipo que "não lhe dá o peixei", por assim dizer, ela te ensina a "pescar".

Confesso que ainda tenho muita coisa a aprender, por isso faço visitas diárias a esses dois blogs, que são de fácil entendimento, apresentam excelente conteúdo e sempre estão dispostos a compartilhar informações com todos.

Aí fica a minha indicação para todos aqueles que possuem um blog, ou que estão com a intensão de fazer um.

Ariane e Marcos, parabéns pelo excelente trabalho, obrigada pelas valiosas dicas e continuem assim!!







Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro



Como Cobrar Pela sua Mão de Obra?

8
Para quem se dedica ao artesanato em geral, não tem nada melhor do que você deliciar-se com sua obra: cortar, colar, bordar, medir, fazer, refazer, elaborar e tudo mais... É um deleite você criar peças que inspirem as pessoas, porque acabamos nos realizando através disso; porém vivemos num mundo capitalista e precisamos sobreviver nesse mundo, não é mesmo?

E posso lhes dizer com conhecimento de causa: uma coisa é você fazer uma peça, a outra é você cobrar por ela.

Recebo muitos e-mails de quem também borda, ou faz algum tipo de trabalho manual, querendo saber como fazer para cobrar sobre  seu trabalho e a sua mão de obra.

Não preciso dizer que todos os gastos de material, transporte, luz, margem de lucro devem ser calculados, porém o mais abstrato de todos e o que gera mais dúvidas é referente à mão de obra.

Para não me alongar aqui numa aula sobre custos fixos, custos variáveis, margem de lucro e etc, vou indicar um portal de grande ajuda, onde vocês porderão aprender o básico: é o ACESSA.COM. Essa matéria é de 2004, mas as informações são extremamente úteis.

Tabela de preços, clique em cima para aumentar.
Para complementar, vou disponibilizar ao lado essa matéria do SEBRAE, falando especificamentea da mão de obra relacionada aos bordados.

É importante nos informarmos para sermos justos com nossos clientes, pois o processo de compra e venda nada mais é do que uma grande parceria: nunca um deve levar vantagem sobre o outro, os dois lados devem ficar satisfeitos, para que possam ser feitas futuras negociações.

Um cliente satisfeito, sempre volta; um artesão satisfeito sempre aprimora o seu trabalho e oferece cada vez mais produtos, aprimorando-se sempre e mantendo a qualidade.

Fazer aquilo que amamos é maravilho, mas poder ser remunerado de forma justa, é tão maravilhoso quanto...





quarta-feira, março 03, 2010


Gráficos de ponto cruz: Monogramas

4
Tão imporatante quanto ter uma imagem, ou desenho para bordar, é ter a letra certa também.

Digo isso, porque o trabalho é "um todo", tudo nele tem que estar em harmonia, e quanto se vai bordar algum dizer, ou nome, o mesmmo tem que combinar com o motivo. Motivos infantis requerem letras infantis, motivos românticos, letras românticas, motivos geométricas, letras geométricas e por aí vai...

Abaixo disponibilizei alguns monogramas, sendo que alguns deles podem ser usados em mais de um tema de trabalho.

Espero que aproveitem bastante.

Mãos à obra!!!!

Vamos bordar!!!!

Esse não dá para fugir muito tema... é bem específico.



Neste caso, dependendo do tema, o monograma pode ser usado com grande variação.














Este é o monograma que eu mais utilizo: é super versátil... já utilizei em produtos para crianças, homens, mulher, temas românticos, modernos... ele combina com praticamente tudo.